COMO FUNCIONAM AS CONSULTAS?



A nutricionista esportiva tem como filosofia de trabalho tratar cada paciente como único no processo do tratamento nutricional, o número de pacientes já atendidos pela profissional ajuda na percepção da nutricionista em encaminhar o tratamento do paciente o mais individualizado possível, para que esse processo de mudança ocorra de uma maneira tranquila e não traumática. A nutricionista acredita que o desafio não é apenas do paciente, mas também da nutricionista responsável pelas orientações do tratamento, cada projeto de reeducação alimentar é único, por isso, além das consultas nutricionais presenciais, os pacientes tem disponíveis ferramentes da tecnologia atual para sempre estar próximo da nutricionista, caso precise para tirar qualquer dúvida em relação ao tratamento.

A consulta é dividida em etapas, com a finalidade de conhecer as necessidades nutricionais e avaliar o estado nutricional do paciente, para que no final, de acordo com os resultados obtidos no decorrer da consulta, será estabelecido uma dieta personalizada de acordo com as necessidades e objetivos de cada paciente. Sempre respeitando horários e gostos pessoais do paciente para que a dieta seja executada com facilidade e prazer.

A consulta é constituída nas seguintes etapas:

nutricionista esportivo

Avaliação alimentar: Será aplicado anamnese alimentar que consiste num questionário respondido pelo paciente sobre a sua alimentação , com a finalidade de conhecermos os hábitos do paciente ( horários, locais de alimentação,restrições e preferências alimentares).

nutricionista

Avaliação antropométrica: Será feita a verificação do peso e além disso, a avaliação é complementada com a medição das principais circunferências corporais ,e também, a verificação do percentual de gordura corporal, por meio do adipômetro, um dispositivo que afere a gordura subcutânea do paciente Com todos esses dados é possível avaliar a relação massa magra/gordura do paciente, para que a nutricionista avalie a quantidade de gordura a ser eliminada.

nutricionista sp

Avaliação do gasto energético: O objetivo desta etapa é conhecer a rotina do cliente, dados de suas atividades diárias e informações sobre a prática de exercícios. A partir desta averiguação calcularemos o metabolismo basal e o gasto energético diário do nosso paciente.

nutricionista esportivo

Objetivos: A partir dos dados conseguidos pela nutricionista, será estabelecidos metas e objetivos para o tratamento nutricional do paciente.

nutricionista em são paulo

Reeducação alimentar: A nutricionista discute com o paciente os principais aspectos da sua alimentação. A reeducação alimentar é iniciada e continuará durante todo o acompanhamento. Ela consiste em abandonar gradualmente os hábitos alimentares incorretos e manter as condutas saudáveis de alimentação.

E por fim, é elaborado o planejamento alimentar, respeitando a individualidade bioquímica e as necessidades nutricionais do paciente. Se necessário a nutricionista prescreverá suplementos nutricionais, com a finalidade de corrigir eventuais desequilíbrios nutricionais específicos.

Com a alimentação equilibrada, novos hábitos e auxílio de suplementação nutricional, o funcionamento do organismo será reorganizado, atingindo todos os objetivos promovendo principalmente saúde, equilíbrio e qualidade de vida.

O tempo de retorno das consultas será estabelecido caso a caso, de acordo com objetivos e as necessidade individuais de cada paciente.

visite o site http://www.nutricionistasp.com

Nutricionista Esportiva, graduada pela Faculdade de Saúde Pública da USP