Refrigerantes x Dieta


nutricionista em sãop paulo    Instagram   Postado por Nutricionista Bianca Magnelli

ZERO, DIET OU LIGHT

Os problemas dos refrigerantes diet, light ou zero estão ligados, em geral, ao aumento do consumo de sódio. Ele oferece riscos para saúde e para o regime. Os refrigerantes zero, diet e light não estão liberados na dieta, porque quando se diminui a quantidade de açúcar no refrigerante, é preciso aumentar a quantidade de sódio para compensar o paladar. O sódio em excesso retém líquido, e com isso aumenta o peso, podendo apresentar problemas para saúde do fígado e rins, por exemplo.

Uma dose de refrigerante normal apresenta, em média, 10mg de sódio, enquanto, a opção light varia de 28 a 39mg para uma quantidade de 200ml (um copo médio). A dose diária recomendada de sódio é de cerca de 1,5g por dia, isso para pessoas que não são hipertensas.

OCASIÕES ESPECIAIS

O verdadeiro problema é que as pessoas exageram na dose e costumam tomar refrigerante o tempo todo. Tomar um copo de refrigerante em um aniversário, por exemplo, não é o fim do mundo. O problema são as pessoas que ingerem, no mínimo, três copos por dia, ou ainda, pessoas que substituem a água pelo refrigerante, é ai que os riscos aparecem.